
A lombalgia, apesar de não se tratar de uma doença, é um problema que requer atenção e que atinge cada vez mais, não apenas pessoas idosas, mas também jovens, adolescentes e até crianças. Ela pode ser caracterizada como um conjunto de sintomas que se manifestam na região lombar ou na coluna lombar. Popularmente, também é chamada de dor nas costas, dor na lombar, dor na coluna, dor nos quartos ou ainda dor na coluna lombar.
Apesar de serem parecidas, é muito importante saber diferenciar a lombalgia da simples dor nas costas, para que ela possa ser tratada de maneira adequada. Na lombalgia, a dor se concentra principalmente na coluna lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna. Ela pode se estender ainda para as coxas e para os glúteos.
Existem dois tipos de lombalgia (aguda e crônica), que variam de acordo com o tempo de duração. A lombalgia aguda dura entre alguns dias, até seis semanas – e, neste caso, a dor se trata de um quadro passageiro, geralmente provocado por esforço físico ou má postura. Já no caso de lombalgia crônica, a dor nas costas costuma durar cerca de doze semanas, ou mais e pode estar relacionada à inflamação de um nervo.
Apesar de não se tratar de uma doença, fica o alerta de que os sintomas da lombalgia precisam, sim, de atenção médica e tratamento adequado. A falta do tratamento pode acabar prejudicando permanentemente a qualidade de vida do paciente.
Fonte: act.med.br